O presente trabalho objetiva investigar o potencial do café, em especial dos cafés finos para exportação, nos principais centros consumidores mundiais: Europa, Estados Unidos e países da Ásia, como China e Japão. Para tanto, resenha o panorama do comércio internacional e discute a dinâmica das exportações do Brasil, em particular do agribusiness brasileiro do café – historicamente um de seus principais produtos na pauta de exportações. Procura analisar de forma crítica a falta de políticas de exportações como resposta ao desafio do crescimento econômico do país. Sob o conceito de maior esforço pela qualidade e menor pela quantidade, este Trabalho sugere, como estratégia competitiva a ser adotada pelas empresas do sistema agroindustrial do café, explorar o potencial dos cafés finos – cafés gourmet e premium.
This research intends to investigate the brazilian coffee potential, mostly specialty coffees to exportation to the main consumers markets: Europe, United States of America and Asia countries, like China and Japan. Then, analyses the world panorama of commerce and discusses the brazilian exportation, in special the agribusiness coffee sales – the historical and important product for the brazilian sales. This research makes a critical analysis about the lack of exportation rules to grant the economy growth of Brazil. With the concept “is better more quality than more quantity”, this Research suggest, like a competitive strategy to the companies of agribusiness coffee, to explore the potential of specialty coffees – gourmet and premium coffees.