Resumo:
As Normas reguladoras e o Programa de Qualidade da ABIC têm o objetivo de evitar cafés de qualidade insatisfatória, inferior ou adulterados, que podem gerar um nível elevado de insatisfação entre os consumidores e diminuir o crescimento de seu consumo nacional. O objetivo deste trabalho é avaliar o hábito de consumo de café e a importância da informação sobre sua qualidade global pela perspectiva do consumidor por pesquisa feita pela internet. A pesquisa foi realizada com 400 pessoas do estado de São Paulo, não envolvidas profissionalmente com café. Observou-se que o consumo de café entre os entrevistados alcança os 89%, com uma alta frequência de consumo. No ato da compra, as informações contidas nos rótulos ainda atingem apenas a minoria (6%), sendo que, as informações mais consideradas são a marca, as informações sobre o tipo de café e o selo de qualidade da ABIC. Quando os entrevistados foram questionados de quanto concordavam com a afirmação “Vale a pena pagar mais caro por cafés com selos que indicam algum diferencial (gourmet, orgânico, sustentável)”, 74% concorda totalmente ou parcialmente. Portanto, provavelmente um trabalho educativo do consumidor sobre as diferenças entre as qualidades de cafés, inclusive entre as marcas produzidas por uma mesma empresa, pode acarretar em uma mudança no perfil de compra e aumento do uso de informações contida na embalagem.