dc.contributor.author |
Moraes, Carla Mara de |
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dc.contributor.author |
Mendonça, Luciana Maria Lopes Vieira |
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dc.contributor.author |
Mendonça, José Marcos Angélico de |
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dc.date.accessioned |
2015-06-23T12:27:24Z |
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dc.date.available |
2015-06-23T12:27:24Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
MORAES, C. M; MENDONÇA, L. M. L. V; MENDONÇA, J. M. A. Avaliação de parâmetros físico-químicos e sensorial de cafés comercializados como tradicional e extraforte. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8., 2013, Salvador. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2013, 5 p. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.sbicafe.ufv.br:80/handle/123456789/3414 |
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dc.description |
Trabalho apresentado no VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O café torrado e moído é um produto com dificuldade de estabelecimento de padrões. Usualmente os cafés ofertados para o consumo interno são denominados como extra forte e tradicional, contudo não existem informações sobre a diferença entre esses cafés. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes marcas comerciais de café torrado e moído, denominadas como Tradicional e extra forte, quanto aos parâmetros físico-químicos e sensoriais. Foram adquiridas 5 marcas de café, de cada denominação em estabelecimentos comerciais de Muzambinho e Lavras Avaliouse a cor, os teores de umidade e do extrato aquoso e na bebida avaliou-se o teor de sólidos solúveis, a acidez titulável total, e o pH. Realizou-se a análise do atributo sensorial qualidade global. Os dados foram avaliados em esquema fatorial 5 x 2 sendo 5 marcas de café e 2 tipos de denominação (extra forte e tradicional) e os dados foram analisados por meio do software Sisvar e submetidos ao teste de F e Scott Knott a 5% de probabilidade. As marcas comerciais de café apresentaram variações entre as variáveis físico-químicas estudadas demonstrando a falta de padrão para as denominações extra forte e tradicional, ressaltando também as diferenças entre marcas comerciais de café torrado e moído. A qualidade sensorial das amostras das marcas comerciais foi considerada ruim e/ou péssima, com exceção de uma das marcas que foi considerada regular. Esses resultados ressaltam a falta de qualidade deste produto comercializado entre os brasileiros. |
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dc.format |
5 páginas |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Embrapa Café |
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dc.subject |
Marcas comerciais |
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dc.subject |
Qualidade |
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dc.subject |
Industrialização |
pt_BR |
dc.subject |
Café torrado |
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dc.subject.classification |
Cafeicultura::Qualidade de bebida |
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dc.title |
Avaliação de parâmetros físico-químicos e sensorial de cafés comercializados como tradicional e extraforte |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of parameters physical-chemical and sensory of coffees sold as traditional and extra strong |
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dc.type |
Trabalho de Evento Científico |
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