dc.contributor.author |
Almeida, Fernanda Maria de |
en_US |
dc.contributor.author |
Silva, Orlando Monteiro da |
en_US |
dc.contributor.author |
Braga, Marcelo José |
en_US |
dc.contributor.other |
Embrapa - Café |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-01-14T13:50:46Z |
|
dc.date.available |
2015-01-14T13:50:46Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Almeida, Fernanda Maria de; Silva, Orlando Monteiro da; Braga, Marcelo José. Barreiras não-tarifárias às exportações de café: O caso dos custos de transporte. In: Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil (6. : 2009 : Vitória, ES). Anais Brasília, D.F: Embrapa - Café, 2011 (1 CD-ROM), 7p. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/2931 |
|
dc.description |
Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (6. : 2009 : Vitória, ES). Anais Brasília, D.F: Embrapa - Café, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo principal deste estudo foi avaliar os fatores determinantes dos custos de transportes das exportações brasileiras de café verde, que é um dos principais produtos da pauta de exportação do Brasil. Adicionalmente, pretendeu-se avaliar os impactos que estes fatores têm sobre as exportações desta commodity. Primeiramente, utilizou-se um modelo “tipo-gravidade”, o qual considerou, dentre outras variáveis, distintas medidas da variável distância, para averiguar os determinantes dos custos de transportes do café. A segunda análise foi realizada por meio de um modelo de gravidade básico acrescido das variáveis utilizadas como determinantes dos custos de transportes. Para ambas as estimativas, utilizaram-se o método Tobit com dados em painel, para os anos de 2000 a 2006. Os resultados, como esperado, indicaram que os gastos com transporte nas exportações do café brasileiro são sensíveis à distância entre o país e seus parceiros comerciais, ou seja, quanto maior a distância, maiores os custos de transporte. Na análise das exportações, a distância entre os países e a ausência de um litoral nos países importadores, foram os fatores que mais afetaram os custos de transporte, apresentando-se como barreiras às exportações do café. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The main objective of this study was to evaluate which factors are the determinants of the transportation costs of the Brazilian exports of green coffee, one of the main Brazilian export products. Additionally, it intended to evaluate the impacts that these factors have over the exports of this commodity. First of all, a “type-gravity” model was used, which considered, among other variables, different measures of the variable distance, to find the determinants of the costs of transports of green coffee. In second place an analysis was accomplished adding to the basic gravity model those variables used to determinate the costs of transports. For both estimates, the method Tobit was used with panel data, for the years from 2000 to 2006. Results, as expected, indicated that the expenses with transport in the exports of green coffee are sensitive to distance between Brazil and their commercial partners. In other words, as larger the distance between countries, as larger transportation costs. In the analysis of green coffee exports, distance between countries and absence of a coast in importing countries, were factors that affected more the transportation costs, becoming barriers to exports of green coffee. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Embrapa - Café |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Custos de transportes; exportações; café; modelo de gravidade. |
pt_BR |
dc.subject |
Costs of transports; exports; coffee; gravity model. |
pt_BR |
dc.title |
BARREIRAS NÃO-TARIFÁRIAS ÀS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE CAFÉ: O CASO DOS CUSTOS DE TRANSPORTE |
pt_BR |
dc.title.alternative |
NON-TARIFF BARRIERS TO THE BRAZILIAN EXPORTATIONS OF COFFEE: THE CASE OF THE TRANSPORT COSTS |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |