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Preferência do consumidor no processo de compra de café: pesquisa de marketing no mercado paulista

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dc.contributor.author Luna, Rosemar Martins pt_BR
dc.contributor.author Sette, Ricardo de Souza pt_BR
dc.contributor.author Mario, Talestre Maria do Carmo pt_BR
dc.contributor.author Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas pt_BR
dc.contributor.author Antonialli, Luiz Marcelo pt_BR
dc.contributor.author Campos, Cláudia Aparecida de pt_BR
dc.contributor.other Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café pt_BR
dc.date 2003-10-08 11:15:29.28 pt_BR
dc.date.accessioned 2015-01-14T13:44:22Z
dc.date.available 2015-01-14T13:44:22Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.identifier.citation Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Mário, Talestre Maria do Carmo; Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros; Antonialli, Luiz Marcelo; Campos, Cláudia Aparecida de. Preferência do consumidor no processo de compra de café: pesquisa de marketing no mercado paulista. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e Workshop Internacional de Café & Saúde, (3. : 2003 : Porto Seguro). Anais. Brasília, DF : Embrapa Café, 2003. (447p.), p. 384-385. pt_BR
dc.identifier.other 166689_Art440 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1556
dc.description Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003. pt_BR
dc.description.abstract O estudo de marketing buscou identificar as principais características do processo de compra de café em supermercados de São Paulo (SP), objetivando caracterizar o comportamento do consumidor de café no momento da compra, verificando o atual comportamento, a influência da marca, da origem do café e a percepção do consumidor em relação aos cafés de Minas Gerais e de outros estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente do café e o comportamento do consumidor. Utilizaram-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando métodos de observação do processo de compra e comunicação com os compradores por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por uma maioria feminina, casadas, das classes B e C, que compram preferencialmente o café em pó (torrado e moído). O conhecimento relativo às marcas foi alto, caracterizado por uma fidelidade de marca relativa, enquanto a marca suprir suas exigências em relação aos atributos físicos do café. Os atributos mais valorizados foram: o sabor, o aroma e a marca do café, coincidindo com pesquisas realizadas em outros mercados brasileiros. A marca mais lembrada pelos compradores foi uma das marcas mais compradas. Foi identificada uma concorrência mais acirrada entre as marcas mais vendida, pela preferência do consumidor, em relação a pesquisas feitas em outros mercados. O interesse relativo à certificação de origem foi alto no que se refere ao aumento da garantia de qualidade do café a ser consumido. Observou-se também uma grande valorização do café do Paraná como sendo o melhor café do Brasil, seguido do café de São Paulo e sul de Minas Gerais. Observou-se finalmente desinteresse e dificuldade no que se refere à comparação dos cafés ofertados no mercado da cidade de São Paulo com cafés de outras cidades e estados. pt_BR
dc.description.sponsorship Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Café Marketing Pesquisa de marketing Consumidor Comportamento Mercado paulista pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Economia e política agrícola pt_BR
dc.title Preferência do consumidor no processo de compra de café: pesquisa de marketing no mercado paulista pt_BR
dc.type Artigo pt_BR

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