dc.contributor.author |
Fernandes, Márcio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Rachele Cristina de Paula Chaves |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Sirlei |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Tavares, Maria Paula de F. |
pt_BR |
dc.contributor.other |
Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café |
pt_BR |
dc.date |
2003-10-06 11:23:27.717 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-01-14T13:44:18Z |
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dc.date.available |
2015-01-14T13:44:18Z |
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dc.date.issued |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Fernandes, Márcio; Chaves, Rachele C.P.; Fernandes, Sirlei; Tavares, Maria Paula de F. A logística de distribuição de café do Sul de Minas Gerais pelo porto seco de Varginha: EADI. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e Workshop Internacional de Café & Saúde, (3. : 2003 : Porto Seguro). Anais. Brasília, DF : Embrapa Café, 2003. (447p.), p. 361-362. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
166689_Art408 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1521 |
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dc.description |
Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A logística de distribuição dedica-se a auxiliar os processos, visando a redução dos custos de transporte e armazenamento, a minimização do tempo de deslocamento de um produto e a sua alocação da melhor forma para um determinado local. Antigamente o café era transportado por animais para os seus devidos mercados. A Serra da Mantiqueira era retalhada por trilhas onde os burros levavam o café da região de Varginha. Situada no sul de Minas Gerais, a cidade se desenvolveu como desenvolveram-se os meios de transporte para o escoamento da produção agropecuária. Para o destino do café a ser exportado surgiram várias hidrovias. Para chegar aos portos marítimos, o café foi passando pelas ferrovias e hoje, quase toda a produção de café do Sul de Minas Gerais é levada pelas rodovias para os portos de Santos e do Rio de Janeiro. Neste estudo, nota-se a evolução dos meios de transporte e a sua viabilidade entre diferentes custeios por diferentes tipos de transporte. Os transportes se diferenciam em externos, que são executados fora da unidade processadora, ou seja, caracteriza - se pelo modo de como o café chega até a indústria pelo produtor e como ele sai da indústria até os consumidores finais ou outros "dealers",
conhecidos também como atravessadores ou intermediários, estes detém a informação de mercado e seus lucros se baseiam na prestação de serviços. O transporte interno é denominado àquele executado dentro da fábrica, ou unidade processadora. Após ter analisado os diferentes tipos de transportes, nota-se aqui a importância da Estação Aduaneira do Interior (EADI), assim como das outras unidades exportadoras de Varginha - MG, denominadas portos secos pelo seu tipo de meio de transporte em que
seus custos tornam-se mais viáveis em comparação aos portos marítimos. Conclui-se aqui que os custos da logística para exportação de café são maiores nos transportes internos, no seguro da carga (do produtor à indústria e da indústria aos atacadistas e varejistas) e em terceiro foi caracterizado como maior custo o processo de estufagem do container, cujo processo torna-se também de armazenamento do café para o seu transporte até o próximo segmento desta cadeia produtiva. |
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dc.description.sponsorship |
Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café |
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dc.language.iso |
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dc.subject |
Café Logística de distribuição Porto seco de Varginha |
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dc.subject.classification |
Cafeicultura::Economia e política agrícola |
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dc.title |
A logística de distribuição de café do Sul de Minas Gerais pelo porto seco de Varginha: EADI |
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dc.type |
Artigo |
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