Resumo:
Com o aumento da produtividade de café na região sul do estado de Minas Gerais, a exigência dos consumidores por boa qualidade e diversificação de produtos no setor agroindustrial cafeeiro, nota-se a importância de maiores cuidados em tecnologias de colheita; pós - colheita ; beneficiamento (classificação e limpeza); processamento (pela diferenciação de produtos elaborados com a mesma matéria - prima) e fatores que afetam os tempos para os produtos acabados; seus custos de transporte e armazenamento. Estes são fatores chave da logística tanto local, regional, nacional ou global. A distribuição da produção de café do Sul de Minas Gerais se dá por vários elos da sub-cadeia produtiva do café, tais como intermediários, cooperativas, torrefadoras, portos secos, portos marítimos e contrato direto produtor - importador ou mesmo, atacado,
varejo e consumidores finais. Dentro de cada setor do agronegócio do café, nota-se a intenção da "mais - valia". Esta é caracterizada aqui como a margem de comercialização e o markup, que a primeira pode ser conceituada como a fatia do valor final de um bem que comercializado por cada intermediário que agrega valor ao produto para remunerar seus serviços e insumos, que não seja a matéria - prima. Já o markup tende a averiguar qual o acréscimo do preço em cada "elo" da cadeia produtiva, ou, cada "nicho", ou "ponto" de mercado. Resolvendo esses dois processos temos a análise logística de armazenamento. Para a análise logística de transporte é utilizado aqui a ferramenta tecnológica infoguia rodoviário. Trata-se de um programa computacional que distingue a distância percorrida entre regiões e os possíveis custos de transporte e tempo gasto na distribuição do produto, neste caso, o café. Por meio dessas três ferramentas citadas acima, este trabalho nos mostra como se dá o processo logístico do escoamento da produção de café em grão do Sul de Minas Gerais pela COOXUPÉ, maior cooperativa de café do mundo, caracterizada como grande negociadora, armazenadora e exportadora de café em grão. Pelo porto seco de Varginha, onde se situa a Estação Aduaneira do Interior (EADI), responsável por grande parte do fluxo físico, fluxo de capital e fluxo de informações relativas ao café não só de Minas Gerais , mas também do Brasil.
Descrição:
Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003.