SBICafé
Biblioteca do Café

Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Luna, Rosemar Martins pt_BR
dc.contributor.author Sette, Ricardo de Souza pt_BR
dc.contributor.author Salazar, German Torres pt_BR
dc.contributor.other Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café pt_BR
dc.date 2001-11-20 10:21:51.873 pt_BR
dc.date.accessioned 2015-01-14T13:42:07Z
dc.date.available 2015-01-14T13:42:07Z
dc.date.issued 2001 pt_BR
dc.identifier.citation Luna, R. M.; Sette, R. S.; Salazar, G. T. Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa dos Cafés do Brasil (2. : 2001 : Vitória, ES). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2001. (CD-ROM), p. 2145-2153 pt_BR
dc.identifier.other 155585_Art299 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1087
dc.description Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (2. : 2001 : Vitória, ES). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2001. 181p. : il. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetivou verificar a influência da origem do café na hora da compra em supermercados, a percepção dos consumidores em relação aos cafés de Minas Gerais e verificar se os consumidores sabem diferenciar cafés de outras cidades e de outros Estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente de marketing e do café e o comportamento do consumidor. Utilizou-se de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando os métodos de observação do processo de compra, seguido de comunicação com os compradores de café por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados e das classes A e B. Ficou caracterizado que, no momento da compra, atualmente a marca é mais importante do que a origem do café. O conhecimento relativo às regiões produtoras foi bom no que se refere à identificação dos melhores cafés, e o de MG foi considerado o melhor. O conhecimento na comparação entre cafés de outras cidades e de outros Estados foi fraco, porém revelou preferência dos consumidores pelos cafés mineiros. pt_BR
dc.description.abstract This work has the objective of verifying the influence of the coffee’s origin at the time of purchase in the supermarkets, the consumer’s perception in relation to the coffees of Minas Gerais and to verify if the consumers know how to differentiate coffees from other cities and states. The theoretic references focused on the marketing, the marketing and coffee’s environment and the consumer’s behavior. Quantitative and qualitative methodological procedures were used, combining the buying process observation methods, followed by communication with the consumers by means of semi-structured interviews. A restrict market was identified, composed by adults, mostly married and from classes A and B. It was characterized that, at the moment of purchase, the coffee’s brand is more important than its origin. The knowledge of the producing regions was good in relation to the identification of the best coffees, being Minas Gerais’ coffee considered the best. The knowledge in relation to the comparison among coffees of other cities and states was poor, although the consumer’s preference for the coffees of Minas Gerais was revealed. en
dc.description.sponsorship Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Café Certificação de origem Consumidor Comportamento pt_BR
dc.subject Coffee consumer Origin certificate. en
dc.subject.classification Cafeicultura::Economia e política agrícola pt_BR
dc.title Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café pt_BR
dc.title Consumer behavior in relation to the coffee origin certification en
dc.title.alternative Consumer behavior in relation to the coffee origin certification en
dc.type Artigo pt_BR

Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
155585_Art299f.pdf 33.25Kb application/pdf Visualizar/Abrir ou Pre-visualizar

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar em toda a Biblioteca


Sobre o SBICafé

Navegar

Minha conta