Dados de um levantamento por amostragem estratificada, especialmente delineado, são usados para obter informações sobre a dimensão e as tendências do mercado de café expresso na cidade de São Paulo. Algumas características desse mercado são analisadas, como a qualidade dos equipamentos e de sua assistência técnica; as especificações da matéria-prima; preferências, idade, sexo e renda dos consumidores; treinamento dos operadores; e características da bebida. De acordo com os resultados preliminares, o café expresso é vendido principalmente no centro e nas regiões sul e oeste da cidade. Além
disso, 27% são representados pelo mercado institucional (i.e., vendido dentro de diferentes tipos de empresa, com bancos, hospitais, indústrias e outras), 18% são cafeterias (especializadas em produtos à base de café), 16% são restaurantes e 15% são padarias. Em 2000, esses pontos de venda serviram, em média, 890 xícaras por semana.
Data from a stratified sample survey, specially designed, are used to obtain information on the dimension and trends of expresso coffee market in the city of Sao Paulo. Some features of this market are analyzed, such as: the quality of equipment and its technical assistance; the raw material specifications; the consumers preferences, age, sex and income; operators training; characteristics of the beverage. According to the preliminary results the expresso coffee is mainly sold in downtown, as well as
in southern and western areas of the city. Moreover, 27% is represented by the institutional market (i.e., sold in several kind of enterprises, such as banks, hospitals, industries and others), 18% are cafeterias (specialized on coffee products), 16% are restaurants and 15% are bakeries. In 2000, these shops have sold 890 cups per week on the average.