dc.description.abstract |
O câmbio, que ocupava a importância hoje dedicada ao ‘balanço de pagamentos’ junto com seu amigo café centralizavam as atenções gerais em longos artigos onde se discutia a política de Washington Luis. Publicava-se também a ‘Mensagem do Sr. Presidente da República ao Congresso Legislativo Nacional em 3 de maio de 1929’ onde seu quinto parágrafo dava contas da ‘ordem econômica’. ‘A ordem econômica se organiza, garantindo a produção, melhorando as transportes, procurando alargar o consumo. Os produtos agrícolas, pecuários e minerais, estão em posição de deixar lucros, aos que com eles lidam. [...] E nestes tempos, quando se registra queda de consumo de café nos EUA e se luta pela recuperação dos mercados é interessante observar como esse tipo de preocupação se manifestava na época através da implantação de casas destinadas a venda de bebida, como ilustra a matéria ‘A propaganda de café na Europa’ (...) Segundo nos informa o Sr. Kellner – todos os seus cartazes de propaganda, papéis e até as xícaras em que é servido o café brasileiro, tem as cores verde e amarelo, fazendo assim com que, pouco a pouco, se vá introduzindo, pelo consumo, o conhecimento e a familiarização do Brasil no estrangeiro’. |
pt_BR |