Resumo:
Sem dúvida, há uma certa perplexidade dos meios cafeeiros sobre o que haveremos de fazer com as grandes safras que temos em vista. Conjectura-se sobre que poderá acontecer ao mercado; fala-se em guerra de preços para eliminar os concorrentes, e em acordo para se manterem os preços [...] A ideia mais generalizada é a de que é preciso baixar os preços para se poder vender mais café. No entanto, o aumento das vendas do café brasileiro nos mercados mundiais, não é propriamente uma questão de preço. A simples redução dos preços, colocará o problema em níveis mais baixos, sem contudo solucioná-lo. Evidentemente, o preço representa um fator muito importante na concorrência dos mercados, e terá naturalmente que ser considerado. Entretanto, em um produto de procura inelástica como o café, a sua influência se manifesta efetivamente mais no lado da oferta do que no lado da procura; neste caso, a principal função das alterações do preço é a de regularizar o volume da produção. O preço, que se mantém no nível do custo de produção do último produtor marginal determinará um última instância o volume das ofertas.