dc.contributor.advisor |
Antonialli, Luiz Marcelo |
|
dc.contributor.author |
Araújo, Uajará Pessoa |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-09T12:19:14Z |
|
dc.date.available |
2016-05-09T12:19:14Z |
|
dc.date.issued |
2008-11-14 |
|
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, U. P. Relação agência e estrutura em redes colaborativas: uma análise do consórcio brasileiro de pesquisa e desenvolvimento do café. 2008. 268 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras. 2008. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.sbicafe.ufv.br:80/handle/123456789/6633 |
|
dc.description |
Tese de Doutorado defendida na Universidade Federal de Lavras |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta investigação foi realizada com o objetivo de expor a relação entre a agência e a estrutura dentro de uma rede colaborativa de pesquisa, específica e relevante, o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, há dez anos produzindo ciência no país. Para tanto, foi utilizado um modelo teórico- metodológico, desenvolvido a propósito. O modelo confere preponderância à percepção dos sujeitos, à medida que eleva a percepção dos agentes em relação à sua posição/localização estrutural, aos recursos disponíveis na rede e à dinâmica de apropriação de recursos da rede, fator condicionante da mobilização desses recursos e, conseqüentemente, da realização do Capital Social e de novos investimentos. Essa percepção seria, por sua vez, também parcialmente, condicionada pela estrutura, o que configuraria o caráter dual da relação estrutura-agente. Ainda que outros pesquisadores já tenham identificado essa dualidade, acredita-se que o modelo constitui um avanço ao atribuir a devida relevância a uma variável até então negligenciada: a percepção do agente. Para testar o modelo, recorreu-se: (1) à observação participante em três encontros – simpósio, congresso e fórum – do Consórcio; (2) à análise de conteúdo de 39 entrevistas com pesquisadores centrais de entidades centrais da rede, (3) à análise sociométrica de co-autoria de uma amostra 1.857 artigos técnicos, retratando a pesquisa do café no Brasil ao longo de 20 anos; (4) a análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (5) a análise documental de atas, publicações e material de divulgação; (6) a análise multivariada de um banco de dados que incluiu dados referentes a 889 subprojetos executados pelo Consórcio e as respostas de 236 questionários submetidos aos responsáveis pelos subprojetos. Avalia-se, com o apoio do conjunto de evidências, que o modelo sobreviveu ao teste de campo: foram encontradas indicações no sentido de que uma preocupação proposital com a percepção do agente teria faculdade de ensejar maior poder explicativo aos trabalhos de rede, e em especial, a aqueles de natureza mais quantitativa, em que a agência tem menor chance de se fazer presente. Além disso, a investigação revelou os padrões e regularidades incidentes sobre os pesquisadores objeto do estudo, bem como as lógicas de suas parcerias – o que pode vir a se constituir em uma contribuição para o entendimento da cooperação entre cientistas no Brasil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research aimed to explain the relationship between the agency and structure within a specific and relevant collaborative research network, the Brazilian Consortium for Coffee Research and Development, which for ten years has been producing science in the country. To that aim, a theoretical and methodological model was developed and deployed. The model gives precedence to the perception of the subject, as the model heightens the perception of the agents of its structural position/location, of the network resources available and of the dynamics of the network resource appropriation as a conditioning factor of mobilization of those resources and consequently the realization of the Social Capital and new investments. This perception would be, in turn, also partly influenced by the structure, which would configure the dual nature of the structure-agent relationship. While other researchers have already identified this duality, it is believed that the model is built on a breakthrough by attaching due importance to a variable hitherto neglected: the perception of the agent. To test the model, the following were used: (1) the participant observation in three meetings - symposium, congress and forum - of the Consortium, (2) the content analysis of 39 interviews with researchers from the central core of the network, (3) the sociometric analysis of co-authorship of a sample of 1,857 technical papers featuring the research of coffee in Brazil over 20 years, (4) the sociometric analysis of preferred choice among researchers of coffee, (5) documentary analysis of the minutes, publications and divulgation material, (6) multivariate analysis of a database that included data on 889 subprojects implemented by the Consortium and the responses to 236 questionnaires submitted to those responsible for subprojects. It is acceptable to assert, supported by all the evidence, that the model survived the field test: indications were found in the sense that a purposeful concern about the agent perception would have power to grant more explanatory power for analyses on the network, and in particular, to those of a more quantitative nature, where the agency has less chance of making itself present. In addition, this study revealed the patterns and regularities incident on the researchers, and the logic of their partnership - which may prove to be a contribution to the understanding of cooperation between scientists in Brazil. |
pt_BR |
dc.format |
268 folhas |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Lavras |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Capital social |
pt_BR |
dc.subject |
Agência |
pt_BR |
dc.subject |
Redes colaborativas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cafeicultura::Economia e política agrícola |
pt_BR |
dc.title |
Relação agência e estrutura em redes colaborativas: uma análise do consórcio brasileiro de pesquisa e desenvolvimento do café |
pt_BR |
dc.title |
Relationship of agency and structure in collaborative networks: an analysis of the Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |