Este estudo dirige-se aos sentidos associados ao café na sociedade contemporânea brasileira. Há sobre esse alimento muitos estudos de cunho técnico (aspectos físico-químicos, produção, comercialização, características sensoriais ou atributos biomédicos, por exemplo) em consonância com o fato de que se trata de um produto de grande relevância na economia mundial, sendo o Brasil o maior produtor e o maior exportador do grão no mundo, além de estar posicionado como o segundo maior consumidor da bebida. Registram-se, inversamente, poucos estudos situados na ordem das subjetividades, em particular, reflexões sobre classificações quando tidas como estratégias discursivas permeadas por disputas simbólicas e produção de distinção social nas relações sociais que envolvem café no país. Diante de tal lacuna e considerando o cenário de hiperconsumo contemporâneo, delineia-se como objetivo geral deste estudo a compreensão de sentidos do café na sociedade brasileira e como objetivos específicos colocam-se (1) a problematização das classificações atribuídas ao café e (2) a discussão de estratégias discursivas presentes no jogo social atravessado por disputas simbólicas e distinção social em torno do café na sociedade do hiperconsumo. A metodologia adotada define como recorte empírico o conjunto de embalagens das linhas de produtos do café Melitta nos dias atuais. Sobre esse material, será desenvolvida análise do discurso de linha foucaultiana.
This study addresses the meanings associated with coffee in contemporary Brazilian society. There are many technical studies related to coffee but they are about aspects like physical-chemical aspects, production, marketing, sensory characteristics or biomedical attributes, for example, in line with the fact that it is a product of great relevance in the world economy, with Brazil the largest producer and largest exporter of the grain in the world, in addition to being positioned as the second largest consumer of the drink. Conversely, there are few studies situated in the order of subjectivities, in particular, reflections on classifications when seen as discursive strategies permeated by symbolic disputes and the production of social distinction in social relations involving coffee in the country. Faced with such a gap and considering the contemporary hyperconsumption scenario, the general objective of this study is to understand the meanings of coffee in Brazilian society and as specific objectives are (1) the problematization of the classifications attributed to coffee and (2) the discussion of discursive strategies present in the social game crossed by symbolic disputes and social distinction around coffee in the hyperconsumption society. The methodology adopted defines as an empirical cut the set of packaging for Melitta coffee product lines today. On this material, Foucauldian discourse analysis will be developed.