A formação de preço do café especial consiste em uma análise complexa da estimação de custos e dos fatores internos e externos que contribuem e afetam a lucratividade; portanto, para o alcance da assertividade, faz-se necessária a utilização de um sistema de suporte à decisão. O café especial apresentou um crescimento expressivo no Brasil no final do século XX, resultando, atualmente, em mais de 10% da comercialização do produto. O produto despertou o interesse dos produtores brasileiros por possibilitar a negociação de preço baseado no valor do produto, aumentando a lucratividade. O preço do café especial não está relacionado diretamente à Bolsa de Valores, portanto, o produtor possui uma maior flexibilização para a formação de preço, o que tem gerado uma falta de esclarecimento dos critérios utilizados. Esta dissertação aborda, de forma descritiva e exploratória, a estimação de custos e formação de preços para a exportação de cafés especiais, por meio de um estudo de caso na cooperativa Sancoffee. Como contextualização da pesquisa são apresentados: os fatores que contribuíram para o avanço do café especial em Minas Gerais, a estrutura do mercado no Brasil e as estratégias mercadológicas utilizadas neste mercado. Por meio da estimação de custos são identificados os custos logísticos e os custos de comercialização para a exportação de cafés especiais. Com a utilização de técnicas da pesquisa qualitativa, descreve-se o processo decisório de formação de preço dos cooperados que comercializam o produto e realiza-se a identificação dos fatores que agregam valor ao café especial para a formação de preço à exportação. Como produto desta dissertação apresenta-se um sistema de apoio à decisão que foi desenvolvido para ser um instrumento no processo de estimação de custos e formação de preço do café especial para a comercialização internacional. O sistema de apoio à decisão integra as informações obtidas na pesquisa e representa uma evolução no sistema de informação da cooperativa Sancoffee.
The pricing of special coffee consists of a complex analysis of cost estimation and internal and external factors that contribute and affect profitability; therefore, to reach pricing assertiveness, the use of a decision support system becomes necessary. Special coffee production increased in Brazil at the end of the XX century, resulting currently in more than 10% of the product commercialization. Special coffee became interesting to the Brazilian producers for making possible a price negotiation based on the value of the product ,increasing the profitability of the producer. The price of the special coffee is not directly related to the mercantile exchange, therefore, the producer has a larger pricing flexibility, which led to alack of clarification of the criteria used for pricing the special coffee. This dissertation approaches,in a descriptive and exploratory form, the cost estimation and price construction for the exportation of special coffees, through a case study in the Sancoffee cooperative. As contextualization of the research is presented: the factors that contributed for the advance of special coffee in Minas Gerais, the market structure used for special coffee in Brazil, and marketing strategies in the special coffee market. By means of the cost estimation, logistic and commercialization costs for the exportation of special coffees are identified. With the use of qualitative research techniques, this dissertation presents the pricing decision process of the members of the cooperative and identifies the factors that aggregate value to special coffee for the exportation price construction. As a product of this dissertation,this dissertation presents a decision support system for the cost estimation and pricing of special coffee for international commerce. The decision support system integrates the information obtained in there search and provides an evolution in the information system of the Sancoffee cooperative.