A cafeína está presente no cotidiano humano sendo encontrada em como princípio ativo em analgésicos, refrigerantes, alimentos e energéticos. Desta forma, o objetivo do trabalho foi inserir o tema gerador de ensino na videoaula sobre determinação de cafeína em bebidas, alimentos e medicamentos associado à determinação e quantificação química utilizando o smartphone, software para computador e a técnica de cromatografia em camada delgada (CCD). Com o auxílio do smartphone foram capturadas as áreas das manchas das placas em CCD e transferidas para o computador onde foram tratadas através do programa ImageJ para determinação da massa e quantidade de cafeína nas referidas amostras. Para comparação dos resultados foram realizadas leituras em espectrofotômetro UV-visível. O método é rápido e de baixo custo, sendo uma estratégia de ensino e aprendizagem mais ativas e significativas à realidade do aluno. Foi possível estimular a curiosidade e o interesse do aluno pelos conteúdos de química. Os discentes conseguiram correlacionar a teoria e a prática e desta forma o ensino de Química tornou-se mais atraente para eles e os resultados observados nos processos avaliativos foram satisfatórios.
Caffeine is present in human daily life and is found as an active ingredient in painkillers, soft drinks, food and energy drinks. In this way, the objective of the work was to insert the teachinggenerating theme in the video lesson on the determination of caffeine in beverages, foods and medicines associated with chemical determination and quantification using the smartphone, computer software and the thin layer chromatography technique (TLC). With the help of the smartphone, the spots of the TLC plates were captured and transferred to the computer where they were treated using the ImageJ program to determine the caffeine mass in the samples. To compare the results, readings were performed on the UV-visible spectrophotometer. The method is fast and low cost, being a teaching-learning strategies more active and meaningful to the student's reality. It was possible to stimulate the student's curiosity and interest in the chemistry content, the students were able to correlate theory and practice, in this way the teaching of Chemistry became more attractive to them and the results observed in the evaluation processes were satisfactory.