A incorporação de práticas sustentáveis no gerenciamento de cadeias de suprimentos (CS) tem se tornado recorrente no ambiente empresarial, resultado de uma reflexão social quanto à necessidade de buscar novas alternativas de desenvolvimento. Em cadeias de suprimentos alimentares (CSA), além da incorporação de práticas sustentáveis, as transformações e tendências de consumo de alimentos enfatizam a valorização da presença de atributos da qualidade. Assim, a cultura da qualidade (CQ), entendida como o comprometimento de gestores e colaboradores com o processo da qualidade, passa a ter mais espaço e notoriedade nas organizações e em suas CS. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo analisar os efeitos da adoção de práticas sustentáveis e da internalização da cultura da qualidade no âmbito da CS do café na Região do Cerrado Mineiro (RCM). Para tanto, este estudo, de natureza aplicada, apresenta uma abordagem qualitativa-quantitativa. Em um primeiro momento, realizaram-se duas revisões sistemáticas de literatura. Ademais, desenvolveu-se um estudo de caso com a utilização de questionários e de entrevistas semiestruturadas junto aos representantes dos elos da CS do café na RCM, os quais compreendem (i) cafeicultores, (ii) cooperativas e (iii) fundação. Complementarmente, fez-se o uso da pesquisa documental junto a relatórios de projetos fornecidos pelos membros supracitados. Pautando-se nas evidências resultantes da análise dos dados referentes à CQ na CS, foi possível vislumbrar que o estágio de desenvolvimento da cadeia foi elevado a patamares expressivos em termos de mercado, visto que os membros, de fato, internalizaram tais princípios em seus processos organizacionais e produtivos. Diversas práticas sustentáveis foram identificadas, as quais compreenderam três dimensões da sustentabilidade, muito embora tenha sido constatado um maior número de práticas com foco em questões ambientais, seguidas pelas sociais e, por fim, pelas econômicas. Desse modo, este estudo pode contribuir para a compreensão sistêmica da forma como a sustentabilidade e a CQ vêm sendo incorporadas e operacionalizadas na CS do café na RCM. Não obstante, percebeu-se que ainda existem lacunas de investigação acerca dessa temática em relação ao café, havendo, portanto, espaço para o desenvolvimento de outros estudos como forma de ampliar as discussões científicas e gerenciais neste campo de conhecimento.
The incorporation of sustainable practices in the supply chain mangement (SCM) has become a recurring feature in the business environment, resulting from a social reflection on the need of the search of new development alternatives. In food supply chains (FSC), besides the incorporation of sustainable practices, the changes and trends of food consumption emphasise the appreciation of the presence of quality attributes. Thus, the quality culture (QC), understood as the commitment of managers and employees to the quality process, has more space and notoriety in organizations and their supply chains. In this sense, the objective of this study is to analyze the effects of adopting sustainable practices and the internalization of the quality culture within the supply chain of coffee in the Região do Cerrado Mineiro (RCM). Regarding the methological procedures, it is an applied and descriptive research, with a qualitative- quantitative approach. First of all, two systematic literature reviews were carried out. In addition, a case study was developed with the use of questionnaires and semi- structured interviews, conducted with representatives of the coffee supply chain members in RCM, which comprises (i) coffee growers, (ii) cooperatives and (iii) a foundation. In addition, documentary analysis wasused in conjunction with the project reports provided by the aforementioned members. Based on the evidences resulting from the analysis of QC data, it was possible to observe that the development stage of the supply chain was raised to significant levels in terms of market, since the members, in fact, internalized these principles in their organizational and productive processes. Several sustainable practices wereidentified, which cover the three dimensions of sustainability proposed by Elkington (1997). Although a greater number of practices are focused on environmental issues the social economic practices were also found. Therefore, this study can contribute to the systemic understanding of how sustainability and QC are being incorporated and operationalized in the supply chain of coffee in the RCM. Nevertheless, it it important to emphasise that there are still gaps in research on this subject in relation to coffee, which denotes a room for the development of other studies as a way to broaden the scientific and managerial discussions in this field of knowledge.