A presente pesquisa investiga se valores humanos predizem consumo de um produto do cotidiano e de baixo envolvimento, neste caso café. Para isto, selecionou-se seis diferentes marcas de café, cinco entre as cem maiores indústrias de café do Brasil, e uma sexta marca controle, criada para a pesquisa. A pesquisa se dividiu em dois Estudos, ambos realizados pela aplicação de questionários pela internet. No primeiro Estudo os participantes descreveram as marcas em termos de valores testando a viabilidade de aplicar-se uma versão adaptada do Inventário de Valores de Schwartz (IVS), aqui chamado de método Z. O método Z constitui da seleção aleatória de itens do IVS aplicado a amostra que permita substituam-se os itens não respondidos por uma medida de tendência central. No segundo Estudo os participantes declaravam seus valores, respondendo a todo o IVS e se comprariam café e realizavam uma simulação de compra virtual tendo como opções as seis marcas de café estudadas. Os resultados dos dois estudos foram comparados, buscando correlações entre os valores utilizados para descrever as marcas e os valores dos comprados virtuais. Os resultados indicaram não existir correlação entre os valores dos participantes e as marcas selecionadas.
This work attains to investigate if human values predict the consumption of a usual product of low involvement. In this case, coffee. For this purpose, six different brands of coffee were selected, five of whom were among the top hundred brands in Brazilian industry, and a sixth control brand, created for this research. The research was divided in two studies, both carried out through the application of surveys on the internet. In the first, the participants described the brands according to value terms testing the viability of the application of an adapted version of the Schwartz Value Survey (SVS), here known as the Z Method. The Z Method is constituted by a random selection of items drawn from the SVS applied to a sample that allow for the substitution of unanswered items to be substituted by a central tendency measure. In the second, the participants declared their values answering the SVS thoroughly also stating whether they would buy coffee and performed a simulation of a virtual purchase in which the six studied brands were available. The results of both studies were compared in order to search for correlations between the values used to describe the brands and the values of the virtual purchases. The results show no correlation between the values of the participants and the brands selected.