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Marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café: uma análise sob a ótica do marketing mix

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dc.contributor.author Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas
dc.contributor.author Antonialli, Luiz Marcelo
dc.contributor.author Sette, Ricardo de Souza
dc.contributor.author Mário, Talestre Maria do Carmo
dc.contributor.author Luna, Rosemar Martins
dc.date.accessioned 2019-01-24T10:39:03Z
dc.date.available 2019-01-24T10:39:03Z
dc.date.issued 2004-01
dc.identifier.citation BOAS, L. H. B. V. et al. Marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café: uma análise sob a ótica do marketing mix. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 6, n. 1, p. 92-106, jan./mar. 2004. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-6890
dc.identifier.uri http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/232 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/11108
dc.description.abstract O objetivo da presente pesquisa foi analisar as estratégias de marketing adotadas pelos agentes da cadeia do agronegócio do café nas regiões do Sul de Minas Gerais e do Cerrado Mineiro, na tentativa de indicar ações que possam vir a aumentar o consumo do produto no mercado interno. Quanto à metodologia, utilizaram-se técnicas qualitativas, como a análise de documentos e entrevista pessoal em profundidade com representantes dos diversos agentes da cadeia do café. Os resultados demonstraram que, além da busca pela melhoria da qualidade, foram identificadas estratégias de segmentação do produto nos diversos agentes da cadeia, ressaltando-se a rastreabilidade como base da maioria destas estratégias. Identificou-se também o apoio institucional com destaque ao processo de certificação de origem e o Programa Cafés do Brasil, que buscam valorizar e disseminar da cultura do café na sociedade. Apesar deste aspecto, ficou evidente a necessidade de maior integração para que as estratégias tenham abrangência sobre a cadeia como um todo. Nesse sentido, as estratégias direcionadas à segmentação do produto e à busca por mercados diferenciados, enaltecendo a sua qualidade, podem se mostrar como uma forma de aumentar a competitividade do setor. A comunicação ao consumidor final torna-se, portanto, fator imprescindível, neste processo de segmentação. pt_BR
dc.description.abstract The aim of this survey was to analyze the marketing strategies adopted by the coffee agribusiness chain in the south and Cerrado regions of Minas Gerais, in an attempt to put forward actions which may come to increase the consumption of coffee in the local market. As for methodology, qualitative techniques were used such as document analyses and detailed personal surveys with representatives of the several agents in the coffee chain. The results showed that, besides the search for quality improvement, also identified were strategies of segmentation by the different agents in the chain, trackability being the basis of most of such strategies. Institutional support was also identified, noticeably the process of Origin Certification and the Coffees of Brazil Program which seek to valorizing and disseminating the coffee culture in society. In spite of such aspect, the need for greater integration so that these strategies can range the chain as a whole was evident. In this sense, strategies directed to produce segmentation and to the search for differentiated markets by highlighting the produce's quality, may prove to be a means of increasing the sector's competitivity. The communication with the final consumer thus becomes an essential factor in this segmentation process. pt_BR
dc.format pdf pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Lavras pt_BR
dc.relation.ispartofseries Organizações Rurais & Agroindustriais;v. 6, n. 1, p. 92-106,2004;
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Estratégias pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Economia e política agrícola pt_BR
dc.title Marketing dos agentes da cadeia do agronegócio do café: uma análise sob a ótica do marketing mix pt_BR
dc.title Marketing by the coffee agribusiness chain agents: an analysis through the marketing mix eye pt_BR
dc.type Artigo pt_BR

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