O segmento torrefador vem sofrendo profundas transformações desde o início da década de 90, e o quesito qualidade tem sido imprescindível para a atuação dessas empresas no mercado. A qualidade tem desempenhado importante papel para o desempenho das organizações. Alguns autores afirmam que, sob a égide da globalização de mercados, a qualidade atinge seu patamar máximo como condicionante das decisões de negócios e passa a ser o passaporte para abertura dos mercados mais exigentes e para manutenção dos nichos de mercados mais disputados. Contudo, sistemas ou programas de qualidade geram custos que, na maioria das vezes, são ignorados pelas empresas. No Brasil, a literatura sobre os custos da qualidade carece de estudos mais detalhados. Este trabalho objetivou avaliar os custos da qualidade na indústria torrefadora de café na região Sudeste do Brasil, em relação a alguns indicadores de desempenho, mais detida- mente sobre aquelas empresas que adotam algum programa de qualidade em seu processo produtivo. Os resultados apontam que somente alguns indicadores de desempenho melhoraram em relação aos custos e que as empresas não têm um sistema definido de mensuração dos custos da qualidade.
The coffee roasting segment is passing through deep transformation since the beginning of the 90´s, and the requirement of quality has been essential for the performance of those companies in the market. The quality factor has been playing important role for the competitiveness of the enterprises. Some authors believe that, under the aegis of the market globalization, the quality reaches its highest level of importance in the business decision process and turns out to be the passport for opening the most challenging markets and for upholding the niches in the more competitive markets. However, systems or quality programs generate costs that, usually, are unknown for the firms. In Brazil, the literature on the costs of the quality lacks more comprehensive studies. This paper aims to evaluate the costs of the quality in the coffee roasting industry in the Southeast of Brazil, in relation to some performance indicators, intended for those companies that adopt some quality program in its industrious process. The results point to that only some performance indicators get better in relation to the costs and that the companies don’t have a defined system of their cost measurements of the quality.