Objetivou-se, nesta pesquisa, avaliar a ocorrência de custos de transação e seus impactos no planejamento logístico para exportação do café, tomando-se como unidade de análise uma empresa brasileira exportadora. O desempenho do agronegócio brasileiro, expresso pelos indicadores de sua competitividade internacional, evidencia a sofisticação alcançada pelas cadeias produtivas exportadoras e reforça a importância da utilização de modernas técnicas de gestão no agronegócio, notadamente aquelas relacionadas à logística. Uma possível explicação para diferenças entre os serviços esperados/desejados e aqueles efetuados no mercado pode ser encontrada com o uso da Teoria dos Custos de Transação. Embora tal arcabouço teórico tenha sido amplamente utilizado para análise de governança de cadeias de negócios, raras são as aplicações em aspectos específicos da logística. O estudo sugere que uma boa parte dos custos de transação é gerada pelo próprio exportador ao definir sua localização distante do porto de embarque, que predetermina as escolhas futuras, indicando que os ganhos financeiros da estratégia são superiores aos custos de transação. Por outro lado, a forma institucional que prevalece no mercado internacional (Contrato Europeu) apenas reforça e referenda os custos de transação potenciais, gerados pela estratégia do exportador.
This research was intended to evaluate the occurrence of transaction costs and their impact on the logistic planning of coffee exports. The unit of analysis is a Brazilian export company. The performance of Brazilian agribusiness, as expressed by indicators of its international competitiveness, shows the level of sophistication achieved by the export production chain and reinforces the importance of using modern management techniques in agribusinesses, especially those related to logistics. One possible explanation for the differences between the expected/desired services and those actually offered by the market may be found in Transaction Cost Theory. Despite the fact that the above mentioned theoretical framework has been widely used to analyse business chain governance, it has seldom been used for specifically aspects of logistics. The study suggests that transaction costs, to a large extent, are caused by the exporter himself when he decides to locate production far from the shipping port. This means that the financial gains from this strategy are greater than the transaction costs because they determine future choices. On the other hand, the prevalent institutional form in the international market (the European Contract) simply confirms the potential transaction costs caused by this strategy.